SÉRIE PARA UMA PINTURA, 2018

“Para Uma Pintura” apresenta 2.971 fotografias em forma de objetos que são oferecidos ao público para serem manuseados. Em 2016 demos início a uma série de pinturas a partir da nossa própria casa e figura. Em busca de imagens de referência, passamos a performar ações registradas por fotografia dentro do nosso cotidiano. Mais do que a busca por imagens de referência, através desse processo investigamos possibilidades narrativas, de enquadramento e composição, buscando compreender e aprofundar as ideias para as obras e construir a base para a representação visual desses conceitos. Com o desenvolvimento das pinturas, o procedimento de performance-fotografia tornou-se tão forte e importante a ponto desse processo ser aplicado em outros trabalhos e se transformar na matéria prima para o que viria a ser “Para Uma Pintura”.

Mas como apresentar esse ensaio de milhares de fotos? Da relação com a própria pintura veio o caminho e as paletas foram organizadas a partir da busca pela imagem de cada pintura. Desse material foram originadas cinco obras – a quinta está em processo. Quanto ao volume de imagens, apresentar na íntegra e sem edições todas as fotografias é parte fundamental desse trabalho que surge do processo criativo. Nesse sentido, “Para Uma Pintura” cria um contraponto em um mundo que valoriza a disseminação de imagens perfeitas, selecionadas e editadas.


Se o esperado de uma paleta é apresentar uma grande variação de matizes, “Para Uma Pintura” enquanto cor se aproxima de uma monocromia, reflexo das cores e materiais presentes no local onde as fotos foram feitas: a casa em que crescemos, moramos e trabalhamos. Sendo assim, se torna também um retrato do lugar. Organizadas cronologicamente e por obra, a série apresenta fotografias tiradas entre 2015 e 2018, trazendo os códigos de identificação, data e horário em que foram tiradas.

 

Os títulos das paletas fazem referência às pinturas de mesmo nome.

 

Queimadura de sol de terceiro grau [Série Para Uma Pintura], 2018

revelação sobre papel fotográfico, impressão sobre papel e parafuso

aprox. 27,5 x 5,4 x 0,6 cm.

Fogo alto [Série Para Uma Pintura], 2018

revelação sobre papel fotográfico, impressão sobre papel e parafuso

aprox. 27,5 x 5,4 x 1,5 cm.

Água que fura [Série Para Uma Pintura], 2018

revelação sobre papel fotográfico, impressão sobre papel e parafuso.

aprox. 27,5 x 5,4 x 4 cm.

Corpo encharcado de óleo [Série Para Uma Pintura], 2018

revelação sobre papel fotográfico, impressão sobre papel e parafuso

aprox. 27,5 x 5,4 x 4 cm

sem título [Série Para Uma Pintura], 2018

revelação sobre papel fotográfico, impressão sobre papel e parafuso aprox. 27,5 x 5,4 x 2,5 cm

Tapete a três metros do chão [Série Para Uma Pintura], 2018

revelação sobre papel fotográfico, impressão sobre papel e parafuso

aprox. 27,5 x 5,4 x 3 cm